quarta-feira, 20 de abril de 2011

Kit do Mec contra a homofobia.


Um assunto polêmico que deve ser estudado com profundidade por pedagogos, psicólogos e profissionais realmente capacitados para colocar a melhor forma de abordagem do tema homofobia. 
A diversidade existe, temos que respeitá-la, mas a indução ou influência como os vídeos (Probabilidade, Torpedo e Encontrando Bianca) produzidos pela LGBT, principalmente para crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, vejo como apologia ao homosexualismo. 
O assunto como foi tratado torna o homossexual vítima do próprio preconceito, principalmente com o Plano Nacional LGBT da Secretaria de Direitos Humanos com 180 itens, alguns, legislados em causa própria. 
O que me deixa mas perplexo foi a verba alocada para essa campanha do MEC/LGBT. Será que esse montante não poderia ser investido em capacitação de professores,  na contratação de outros profissionais que corroborassem com a formação desses alunos, ...??? Todos sabemos que a educação é a chave, mas como educar para que se evite o preconceito, o bullying, ...??? O investimento pesado tem que ser na educação e não mantermos  um assistencialismo para que a população cada vez fique mais ignorante. Mas como, se o país investe cerca de 5% do seu PIB na educação???
Voltando para o tema, a internet é um terreno democrático por excelência, existem os que apoiam e  os que repudiam o kit, que ganhou o apelido de "Kit Gay". O debate está mobilizando redes sociais, blogosfera e até virou tema de abaixo-assinados virtuais - contrários e favoráveis ao material, apresentem seus comentários para discussão!!!

5 comentários:

  1. Excelentes comentários amigo Guedes.
    Tantas deficiências prioritárias em nossa Educação e vemos recursos sendo jogado fora com esse tipo de preocupação.
    Infelizmente, como dito no video pelo próprio Dep Jair Bolsonaro, a eduacação não interessa ao político, pois povo ignorante pode ser facilmente conduzido!...
    Acredito e tenho esperanças que um dia, estas vantagens da comunicação pela internet, possam mobilizar a população em prol de campanhas que sejam de interesse real da EDUCAÇÃO NO BRASIL!!!
    Falta-nos a resposta de COMO fazer isso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem, Tchê Guri!
    E o Blog tá bacana! Parabéns pelo layout!
    Esses dois livros aí ao lado, aliás, são para ler neste feriado??!....rs
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei surpreso com este vídeo, pois é um assunto da educação que mexe com os cofres públicos e com as ações educacionais. Está sendo movido por decisões aleatórias e que potencializam ainda mais as deficiências do nosso sistema educacional brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. Olá Guedes,
    Adorei o seu blog! O conteúdo está excelente e a polêmica aberta certamente nos levará à reflexão. Eu sabia do "kit gay", mas não estou a par da divulgação e se de fato ele já foi aprovado e distribuído pelo MEC. Seus argumentos em relação a falta de investimentos na Educação são muito relevantes. Quanto ao kit, vou assistir os vídeos, procurarei as cartilhas e darei um feedback à discussão aberta.
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho camarada!!
    Abraço.

    ResponderExcluir